SEGURANÇA HÍDRICA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO

Acesse o mapa do Protocolo de Escassez Hídrica de São Paulo e confira o estágio de disponibilidade hídrica da sua região.
O mapa é atualizado mensalmente e publicado até o quinto dia útil do mês com base nos dados consolidados do período anterior

Acessar Mapa
Mapa referente a SETEMBRO de 2025
O QUE É O PROTOCOLO?

O Protocolo de Escassez Hídrica é um instrumento regulatório estratégico desenvolvido pela SP-ÁGUAS para aprimorar o monitoramento das condições hidrológicas, o mapeamento de riscos e a implementação de medidas de contingência em situações críticas de disponibilidade hídrica no Estado de São Paulo. Esse instrumento de gestão inovador, inspirado em experiências internacionais, é baseado no monitoramento contínuo e alertas precoces, avaliação das vulnerabilidades das bacias hidrográficas e nas implementações de medidas de contingências. Seu objetivo principal é garantir água para todos os usuários, aumentar a segurança e resiliência hídrica do estado de São Paulo.

PILARES DO PROTOCOLO

Monitoramento e Alertas

Sistema integrado de monitoramento contínuo e emissão de alertas precoces, baseado na análise de imagens de satélite e dados provenientes de estações telemétricas.

Fundamentação Técnica

Baseado em critérios técnicos, indicadores socioeconômicos e percepção local da seca e escassez

Medidas de Contingência

Ações planejadas e coordenadas para mitigação rápida de impactos e apoio à tomada de decisão.

INDICADORES

A identificação e o acompanhamento da seca por meio de seus indicadores hidrometeorológicos como Índice de Precipitação Padronizado (SPI), Índice de Precipitação e Evapotranspiração Padronizado (SPEI), Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Índice da Diferença de Vegetação Normalizado (NDVI) e os níveis dos reservatórios, permite avaliar a intensidade, duração e impactos da escassez hídrica.

Baseado em estruturas internacionais de gestão de risco a desastres

Parceiro 2
Parceiro 4
Parceiro 4
Parceiro 4